“Consultoria de TI preço“. Essa é uma busca comum no Google e se você está lendo este artigo é muito provável que tenha procurado por esse termo. Mas para saber o preço de uma consultoria de TI é preciso entender alguns detalhes antes de chegar ao preço final. Continue lendo para saber como isso funciona.
O setor de TI Tecnologia da Informação e manutenção de computadores e afins têm como objetivo suprir os recursos tecnológicos (equipamentos, serviços e profissionais) necessários para outras empresas.
Mas como o profissional pode cobrar por isso? Normalmente, este cálculo deve levar em consideração o aumento da produtividade esperado para o cliente, ou seja, o valor gerado, bem como os investimentos necessários.
Antes de começar a falar em consultoria de TI e preço, é fundamental verificar todos os serviços que são prestados pela organização.
Na essência, a área de TI trabalha com produção, transmissão, processamento e armazenamento de dados, indo além da informática. Ou seja, o profissional de TI não é apenas o “cara que conserta computadores”.
O portfólio desse profissional deve ser composto pelo desenvolvimento, a implementação e a gestão de softwares e sistemas que auxiliam as empresas a tratarem corretamente as informações que possuem.
Além de conhecer claramente os serviços e funcionalidades prestados ao cliente, é fundamental que uma empresa de tecnologia tenha consciência do valor percebido pelo cliente para fazer uma precificação correta.
Um profissional ao prestar um serviço de TI precisa prezar pelo cumprimento de prazos e boa vontade.
A maioria dos clientes de TI são empresas como um ambiente competitivo e querem um serviço que ofereça vantagens frente à concorrência.
De olho na competitividade, os empresários desejam adquirir serviços que tragam benefícios como redução de custos, inovação, produtividade e qualidade.
Consultoria de TI preço: os benefícios que você recebe ao pagar por este serviço
1. Receber apoio personalizado
Ter um profissional voltado especialmente para a dinâmica de uma organização é uma ótima oportunidade para melhorar o desempenho.
2. Aprender com quem já sabe
Não é qualquer um que ocupa um cargo de consultor em TI. Esse tipo de profissional precisa ter uma boa formação acadêmica e muita experiência de mercado. Ou seja, consultores em TI são profissionais altamente qualificados que tem o propósito de repassar seu conhecimento a outras pessoas. Quando você aprende com quem já sabe, potencializa as suas chances de absorver o conhecimento.
3. Adotar as melhores práticas mundiais
É comum que as consultorias de TI baseiem suas orientações nas melhores práticas mundiais do mercado. Essas práticas podem ser encontradas tanto em guias como o PMBOK® e o BPM CBOK® como em padrões e frameworks, como o ITIL® e o COBIT®.
4. Trazer visibilidade para a área de TI
Com o conhecimento especializado do consultor em TI e a personalização do atendimento, fica mais fácil transformar a TI em uma parceira estratégica do negócio. Existem áreas de tecnologia da informação que ainda são vistas como centros de custos nas organizações. A longo prazo, isso causa desmotivação na equipe. Nesse sentido, a consultoria de TI pode ajudar a desconstruir essa visão equivocada e abrir novas possibilidades para o negócio.
5. Aumentar os resultados
A TI pode ser mais do que uma prestadora de serviços. A tecnologia da informação representa um potencial competitivo muito grande, pois é capaz de trazer inovações que as demais áreas não têm conhecimento. Porém, muitas vezes esse potencial é subutilizado. Na consultoria de TI, podem-se abrir portas para repensar essa ideia.
Agora que você entendeu um pouco da complexidade e de uma consultoria de TI, preço é algo subjetivo e depende de vários fatores que já mencionamos aqui.
Mas se você quer algo mais detalhado para o seu tipo de negócio, entre em contato conosco para prestarmos um atendimento personalizado para você!